sexta-feira, 30 de março de 2012

O que arquitetura tem a ver com macarrão????

Essa foi a pergunta feita por meu filho mais novo ontem....
Quase as 19h disse a ele que faríamos macarrão, convidei-o a me ajudar e perguntei o que ele achava de tirarmos umas fotos pra colocar aqui no blog...
E minha resposta na hora não foi muito convincente a ele... nem a mim...
Respondi que assim como gostava da minha profissão, gostava também de cozinhar....
Fez um certo biquinho pela resposta, mas colocou mãos a obra para me ajudar...
Porém a pergunta ficou no ar... Martelou em meus pensamentos até a hora de dormir....
O que macarrão tem a ver com arquitetura???
O que o ato de fazer a massa, colocando os ovos, a farinha e a mão propriamente dita, tem a ver com a minha profissão???
Enfim: Essa massa que postarei aqui, foi passada de D. Alba para minha mãe (Jovelina) e depois para mim...
E eu fazendo minha parte, carrego meu filho mais novo para o legado... (o mais velho, só quer saber mesmo de comer... rsrsrs)
Lá em casa, fazemos ceias de Natal regadas e guarnecidas a PASTA...
Mas voltando a arquitetura...
O que o ato de fazer macarrão me ensinou com relação as pessoas??? Ou a arquitetura???
Vejamos... E ao mesmo tempo, pensemos...

Depois de amassar bem os ovos, com a farinha, os temperinhos, abre-se a massa.... (hoje com essa máquina magnifica que minha mãe me mandou pelo correio para Portugal...)

Depois de bem fininha... Passa-se pelo cortador....

Com a água fervendo, cozinha-se até todos os fiozinhos subirem a superficie... 

E aí está... O belo prato, pronto para ser devorado!!!


E agora é reflexão:
Ensinou que a maioria das coisas boas, dão certo trabalho, fazem certa sujeira e precisam de certa dedicação...
É isso!!!!
As coisas que realmente tem valor na vida, precisam dessas premissas básicas...
Profissionalmente falando, para se ter sucesso em qualquer área, é necessário trabalho, coragem, disposição e dedicação...
Se os grandes mestres ficassem sentados simplesmente atras de suas bancadas de trabalho, esperando as coisas caírem do céu jamais teriam feito as obras que fizeram...
Todos ou a maior parte de nós, sabe o quanto uma obra ou até mesmo a montagem de um móvel pode dar certo trabalho... fazer certa sujeira... e necessitar de certa dedicação...
E assim, como um prato de macarrão, prontinho, quentinho, nos fazem bem aos olhos e ao estômago, uma obra, ou projeto finalizado também!!!
A satisfação de ver o processo acontecer do inicio ao fim é indescritível!!!!

PS: Mais um pedacinho da minha história:
Depois que me formei em arquitetura resolvi fazer o curso superior de Gastronomia...
Sempre amei cozinhar....
É.... fiz quase um ano e meio dessa faculdade... Conheci muita coisa de culinária, mas muito mais que isso, conheci GENTE...
Conheci pessoas que talvez nem saibam o quanto foram e são importantes para mim até hoje...
(Vou citar só alguns: Matheusinho, Gabriel, Daniel, Rick...)
Aprendi muito mais com as pessoas do que a cozinhar propriamente dito...
(Mas isso é história para outra postagem...)


Um comentário:

  1. amei....adoro ler suas historias,,,e ouvir entao,,,mais ainda...
    Amo vc,,,,
    Beijos com muitas saudades
    Si

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.