quinta-feira, 7 de junho de 2012

Feriado!!!


Essa semana no treino de Kick falamos sobre os feriados... Na verdade, duas amigas trabalham em uma empresa americana que não seguem nosso calendário, ou seja, os feriados brasileiros são trabalhados normalmente... Somente (se não me engano) dois dias no ano (feriados americanos de 4 de julho e Thanksgiven) deixam de trabalhar... E na verdade, nós brasileiros, temos tanto feriado que nem sabemos ao certo o que cada data significa tirando o Natal e alguns poucos outros... Para ser sincera, não sabia o que significava o Corpus Christi até parar para pensar a respeito... E eis que descobri qual o simbolismo dessa data....

Corpus Christi  -  História
Procissão de Corpus Christi, Moosburgo,Alemanha, 2005.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Segundo Santo Agostinho, é um memrial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho [1]. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.


Já agora para ser mais sincera ainda, sou católica "não praticante"...  (feio isso, né?!)
Como pode-se dizer: sou uma coisa... mas não a pratico!!!
Ninguém é o que não faz... Ninguém é o que não tem...
Ninguém dá o que não carrega dentro de si!!!
Corrigindo...
Acredito em muitas coisas e desacredito em tantas outras dessa doutrina... e das outras também...
Talvez dizer-me católica não seja o mais correto... e até seja uma hipocrisia, já que não sei ao certo minha religião... As coisas que acredito não cabem dentro de "caixinhas" compartimentadas... 
Ou seja, a "caixa" do catolicismo, a "gaveta" do  judaísmo, a "prateleira" do espiritismo... 
Se assim posso dizer, acredito em DEUS!!!
E para mim Ele está em todos os lugares e antes de tudo dentro de mim!!!
Tenho meus santos de devoção: Santo Antonio, Santa Barbara, São Cristóvão, e alguns outros...
Acendo minhas velas, (coloridas, de 7 dias e as normais)!!!
Faço minha orações...
Algumas ensinadas pela minha vó... Rezas decoradas...
Outras inventadas na hora como uma conversa... com Deus, com Jesus, com outros Mestres, com meus Santos, meus Anjos...
Não durmo sem incenso... De todos os "sabores" florais... não gosto de fruta, nem de cheiros tipo "mamãe bebê" para incenso...
Escolho-os pelo "sabor"... se faz bem pra isso, afasta aquilo... não faço ideia...
Mas me trazem calma, tranquilidade e paz... Todos eles!!!
Como sabem, sou viciada em cheiros... Amo perfumes... e tudo tem que ter bom odor!!!
Da comida a fronha do meu travesseiro!!!
Leio a Bíblia, o livro dos Espíritos, livros esotéricos, sou reikiana, faço novena, rezo o terço... E quando estou muito ansiosa, tenho o "terço de dormir"... é mais resistente... e não quebra se cair no chão quando esquecido de ser colocado embaixo do travesseiro!!!
Tenho o "terço das pedras" também... cada conta é de uma pedra... roxinha, verdinha, azulzinha... Acredito nas pedras também!!!
Leio e sigo a "Fraternidade Branca"!!! Enfim....
Hoje é feriado!!! 
Simboliza o corpo de Cristo!!! E talvez tenhamos que parar para refletir o que para cada um o Cristo significa!!!
No que acreditamos... o que temos posto em prática...
Religião vem do termo "RE-LIGARE"  em latim... ou seja, religação... com o divino... com algo superior... 
E isso, minha gente... não pode ter certo ou errado!!! 
Cada um se liga no que quer!!! Da forma que mais agrada!!!
E é preciso somente RESPEITAR!!! 
Outra coisa importante que acho que preciso dizer é: NÃO EXISTE RELIGIÃO SEM OBRAS!!!
Não tem como se "religar" com o divino se você for um fdp... 
O cara tem que ser bom!!!
No mínimo, errar sem querer... Ser do BEM!!!
E me explico... como posso me dizer católica se não vou a missa??? Ou se vou, saio dali e "passo a perna" no cara que tava no banco de traz????
Como posso me dizer espírita se não vou ao Centro tomar um passe??? Se não sou caridosa???
Como posso me dizer evangélica, se não coloco os preceitos de Cristo em minha vida??? 
Se não amo ao próximo como a mim mesmo??? E a Deus sobre todas as coisas??? Se o irmão da Igreja é melhor do que meu filho??? Se ajudo o coitado da igreja, mas nem sei onde meu irmão de sangue está??? 
Se sou presente na vida de um estranho que canta hino ao meu lado mas não sei se meu neto precisa de afeto, carinho e atenção????
É disso que estou falando!!! Posso ter sido meio polêmica... mas o blog é meu... e eu sou assim as vezes!!! rsrsrrs
#OPINIÃODESABAFO!!!
Tenham um excelente "Corpus Christi"!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.